Araribá Mais | Interdisciplinar – Língua Portuguesa e Arte
Código da Coleção: 0356P20371
Proposta pedagógica
- Reflexão sobre temas do cotidiano.
- Qualidade editorial para ampliação do repertório leitor e artístico.
- Segurança para o professor com orientações claras para a execução das propostas.
- Atividades que abrangem as habilidades indicadas na BNCC.
- Temas que favorecem a reflexão, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.




Conteúdo programático
UNIDADE 1 CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Imagem de abertura
Passistas de frevo na Praça do Marco Zero, Recife (PE), 2016
De olho na imagem
Um país multicultural
Estudo do texto
“O compadre da Morte”, de Alaíde Lisboa de Oliveira
O gênero em foco
Conto popular
Estudo da língua
Linguagem, língua e variedades linguísticas
Questões da língua
Sinais de pontuação
Produção de texto
Reconto de conto popular
Estudo da música e da dança
Cultura popular brasileira
Criação em equipe
Seminário sobre festividade popular brasileira
UNIDADE 2 AÇÃO NA LITERATURA E NO CINEMA
Imagem de abertura
Cena do filme Luzes da cidade, de Charlie Chaplin
De olho na imagem
Aventura na literatura e no cinema
Estudo do texto
“O hobbit”, de J. R. R. Tolkien
O gênero em foco
O romance de aventura
Estudo da língua
Substantivo e adjetivo
Questões da língua
Sinônimos
Produção de texto
Fanfic – Texto: “A mensagem”, de Brian Selznick
Estudo das artes visuais
O cinema
Outras experiências
Como se faz cinema
O artista e sua obra
Mary Pickford
Charlie Chaplin
Criação em equipe
Do estático ao movimento
UNIDADE 3 REPRESENTATIVIDADE IMPORTA
Imagem de abertura
Estação Sumaré, de Alex Flemming
De olho na imagem
A síntese de imagens e de palavras
Estudo do texto
Texto A: “Projeto identidade traz representatividade com propósito”, de Silvia Nascimento
Texto B: “Resumo”, de Orlando Caldeira e Noemia Oliveira
O gênero em foco
Resumo
Estudo da língua
Pronome
Questões da língua
Sílaba tônica, monossílabos átonos e monossílabos tônicos
Produção de texto
Verbete de enciclopédia – Texto: “Ioruba”, em Britânica Escola
O gênero em foco
Verbete de enciclopédia
Estudo das artes visuais – A arte perto do povo
Outras experiências – A intervenção da palavra
O artista e sua obra – Alex Flemming
Criação em equipe
Intervenção em retrato
UNIDADE 4 PARA TODOS – DIREITOS E PATRIMÔMIOS
Imagem de abertura
Vista aérea do centro histórico da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais
De olho na imagem
Patrimônio cultural
Estudo do texto
Texto A: “Estatuto da criança e do adolescente”.
Texto B: “Estatuto do idoso”
Texto C: “Lei Brasileira de Inclusão”
O gênero em foco
Leis e estatutos
Estudo da língua
Verbo: conceito, flexões, formas nominais e conjugações
Questões da língua
Acentuação das oxítonas e das proparoxítonas
Produção de texto – Carta de solicitação
Carta 1: “Carta de solicitação”
Carta 2: Carta de solicitação
O gênero em foco
Carta de solicitação
Estudo do patrimônio cultural
A preservação do patrimônio cultural
O artista e sua obra
Aleijadinho
Criação em equipe
Descobrindo a cidade
UNIDADE 5 SONS E PALAVRAS
Imagem de abertura
Cantora Marisa Monte no show Verdade, uma ilusão
De olho na imagem
A música e a poesia
Estudo do texto
Texto A: “Bilhete”, de Mario Quintana
Texto B: “Amor bastante”, de Paulo Leminsky
O gênero em foco
Poema
Estudo da língua
Verbo: estrutura, tempos do subjuntivo e modo imperativo
Questões da língua
Acentuação das paroxítonas
Produção de texto – Poema de amor
Texto: “O tempo passa? Não passa”, de Carlos Drummond de Andrade
Estudo da música
O som
Outras experiências
A banda Música do silêncio
Estudo da música
A linguagem musical
O instrumento vocal
Criação em equipe
Musicalização do poema
UNIDADE 6 NARRATIVAS VISUAIS
Imagem de abertura
Grafite produzido por Banksy no Festival das Latas
De olho na imagem
O desenho e a comunicação
Estudo do texto
Texto A: “Democracia”, de Laerte
Texto B: “Circenses”, de Fábio Coala Cavalcanti
O gênero em foco
História em quadrinhos
Estudo da língua
Morfologia e sintaxe. Frase, oração e período. Sujeito e predicado
Questões da língua
Emprego de X ou CH
Produção de texto – Tira
Textos A e B: “Armandinho”, de Alexandre Beck
Estudo das artes visuais
O grafite
O artista e sua obra
Banksy
Criação em equipe
As HQs no Brasil
UNIDADE 7 TECNOLOGIA NA SALA DE AULA
Imagem de abertura
Estivadores descarregando barco no portinho, de Pierre Verger
De olho na imagem
Imagem e realidade
Estudo do texto
Texto A: “Governo de SP sanciona lei que libera uso de celular em salas de aula”, de Júlia Miozzo
Texto B: Transcrição de áudio de entrevista realizada por Bianca Santos com Antônio Gois
Texto C: “10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula”, de Regiany Silva
Texto D: “Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?”, de Portal Terra
Texto E: “Pesquisa: celular fora da sala de aula aumenta o desempenho dos alunos…”, de Cazo
Os gêneros em foco
Gêneros jornalísticos
Estudo da língua
Conjunções coordenativas e orações coordenadas
Questões da língua
Grafia de palavras: MAS ou MAIS
Produção de texto – Notícia
Texto: “1 em cada 3 jovens no mundo não tem acesso à internet, diz Unicef”, de Taís Laporta
O gênero em foco
Notícia
Estudo das artes visuais
Fotografia: ontem e hoje
O artista e sua obra
Pierre Verger
Outras experiências
Pintura ou fotografia?
Criação em equipe
Entrevista sobre fotografia para uma emissora de rádio
UNIDADE 8 VAMOS AO TEATRO
Imagem de abertura
Cena da peça O segredo da arca de Trancoso, do grupo Vilavox
De olho na imagem
Teatro e resenha
Estudo do texto
“Hoje o escuro vai atrasar para que possamos conversar”, de Mayra Guanaes
O gênero em foco
Resenha crítica
Estudo da língua
Concordâncias nominal e verbal
Questões da língua
Emprego de S, Z e X
Produção de texto – Resenha crítica para um vlog
Texto: “7 filmes de animes para ver em uma semana”, de Gabi Xavier
Estudo do teatro
As origens do teatro
Outras experiências
A arte visual africana
Criação em equipe
Vídeos com indicações culturais para um vlog
Referências bibliográficas
UNIDADE 1 HISTÓRIAS QUE EXPLICAM O MUNDO
Imagem de abertura
Apresentação do espetáculo Samwaad: rua do encontro, de Ivaldo Bertazzo
De olho na imagem
Dança, mitos e lendas
Estudo do texto
“Orfeu e Eurídice”, de Menelaos Stephanides
O gênero em foco: mito
Estudo da língua
Estrutura e formação das palavras: palavras primitivas, palavras derivadas, palavras compostas e afixos
Questões da língua
A vírgula e seus usos
Produção de texto – Reconto de lenda
Texto: “O Sol e a Lua”, de Daniele Küss e Jean Torton
O gênero em foco: lenda
Estudo da dança
Dança e composição
O artista e sua obra
As influências de Ivaldo Bertazzo
Outras experiências
Lendas dançadas
Criação em equipe
Dançando uma história
UNIDADE 2 REPRESENTAÇÕES DA VIDA COTIDIANA
Imagem de abertura
Cena da peça Zigg & Zogg, da Cia. 2 de Teatro
De olho na imagem
A crônica e a comédia: o cotidiano como tema
Estudo do texto
Texto A: “Em busca do tênis perfeito”, de Kledir Ramil
Texto B: “Adeus às cartas”, de Antonio Prata
O gênero em foco: crônica
Estudo da língua
Ortoépia e prosódia
Questões da língua
Antônimos
Produção de texto – Crônica argumentativa
Texto: “Pela metade”, de Denise Fraga
Estudo do teatro
Corpo e gestualidade
O artista e sua obra
Molière
Criação em equipe
Dos livros para o teatro
UNIDADE 3 O QUE VAI ALÉM DO OLHAR
Imagem de abertura
Escultura O pensador, de August Rodin
De olho na imagem
Conhecimento, ciência e arte
Estudo do texto
Texto: “Cientistas descobrem que a Terra tem um segundo núcleo”, de Fábio de Castro.
O gênero em foco: texto de divulgação científica
Estudo da língua
Determinantes do substantivo
Questões da língua
Acentuação nos hiatos
Produção de texto
Texto de divulgação científica – “Galáxias”, de João Antônio de Freitas Pacheco
Estudo das artes visuais
Representações realistas na arte
O artista e sua obra
René Magritte
Outras experiências
Influência surrealista no cinema
Criação em equipe
Compartilhando conhecimento
UNIDADE 4 FORMAS DE EXPRESSÃO: PAREDES, MUROS E ESCRITA
Imagem de abertura
Grafite Reis e rainhas de Lakeview Terrace, de Ananda Nahu
De olho na imagem
Da expressão individual para a coletividade
Estudo do texto
Texto: “Rampas para cadeirantes?”, de Jairo Marques.
O gênero em foco: artigo de opinião
Estudo da língua
Advérbio
Questões da língua
Acentuação dos ditongos abertos e acentos diferenciais
Produção de texto
Carta de reclamação – Falta de recapeamento
O gênero em foco: carta de reclamação
Estudo das artes visuais
Paredes e muros como espaços de expressão
O artista e sua obra
Chivitz
Outras experiências
Da metrópole para o campo
Criação em equipe
Mural da diversidade
UNIDADE 5 PRODUZINDO LINGUAGENS
Imagem de abertura
Apresentação do show em comemoração aos “20 anos de Barbatuques”, do grupo Barbatuques
De olho na imagem
Comunicação e expressão
Estudo do texto
Texto A: “Vento perdido”, de Pedro Bandeira
Texto B: “Na carreira do vento”, de Jorge de Lima
Estudo da língua
Tipos de sujeito, oração sem sujeito, verbo de ligação e predicativo do sujeito
Questões da língua
Plural dos verbos ter, vir, ver, crer, ler, dar
Produção de texto – Poema visual
Texto A: “Bumerangue”, de Chacal
Texto B: poema visual, de Arnaldo Antunes
O gênero em foco: poema visual
Estudo da música
O canto e a música
O artista e sua obra
Tonico e Tinoco
Outras experiências
Orquestra Paulistana de Viola Caipira
Criação em equipe
Sonorizando um poema visual
UNIDADE 6 DRAMATURGIA: DO TEXTO À CENA TEATRAL
Imagem de abertura
Apresentação da peça “Auto da Compadecida” pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA)
De olho na imagem
A representação teatral
Estudo do texto
Texto: “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, adaptação baseada em texto de Bertolt Brecht (1º ato)
O gênero em foco: texto dramático
Estudo da língua
Tipos de predicado e transitividade verbal: verbo intransitivo e verbo transitivo
Questões da língua
Emprego de Ç/C e SS/S
Produção de texto – Texto dramático
“Aquele que diz sim e aquele que diz não”, adaptação baseada em texto de Bertolt Brecht (2º ato)
Estudo do teatro
A dramaturgia
O artista e sua obra
O teatro de Gil Vicente
Outras experiências
O teatro de Woyle Soyinka e Abdias Nascimento
Criação em equipe
O texto teatral e a cena
UNIDADE 7 DIVERSIDADE E RESPEITO
Imagem de abertura
Grafite da série Orí, da artista Criola (Tainá Lima)
De olho na imagem
Respeito às diferenças
Estudo do texto
Texto A: “Alemanha tem multa pesada para sites que não removerem discurso de ódio”, de Paulo Higa
Texto B: “Com eleições, 2018 poderá ser o ano mais bélico nas redes sociais”, de Paula Ferreira
Texto C: transcrição de áudios do Jornal da Cultura (TV)
O gênero em foco: reportagem
Estudo da língua
Emprego da vírgula e das conjunções no período composto por coordenação
Questões da língua
Emprego de POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ
Produção de texto
Entrevista: Paula e Isa, do Garotas Geeks, falam sobre cyberbullying
O gênero em foco: entrevista
Estudo das artes visuais
A arte como instrumento de diálogo
Outras experiências
Vigilantes da espera
A artista e sua obra
A visão de Frida Kahlo
Criação em equipe
Revelando o bullying na escola
UNIDADE 8 SOCIEDADE E CONSUMO
Imagem de abertura
Colagem Interior, de Richard Hamilton
De olho na imagem
Propaganda e modernidade
Estudo do texto
Texto A: Anúncio publicitário sobre o compartilhamento de livros, do Governo do Pará
Texto B: Anúncio publicitário sobre doação de roupas para campanha do agasalho, do governo de São Paulo
O gênero em foco: anúncio publicitário
Estudo da língua
Concordância nominal e concordância verbal
Questões da língua
Emprego de HÁ ou A
Produção de texto – Anúncio publicitário
Texto: Anúncio apresentação do dossiê “Universo jovem”
O gênero em foco: elementos do texto publicitário
Estudo das artes visuais
A arte pop
O artista e sua obra
Richard Hamilton
Outras experiências
A tropicália
Criação em equipe
Anúncio para televisão
Referências bibliográficas
UNIDADE 1 PARA SEMPRE NA MEMÓRIA
Imagem de abertura
Cena da ópera O escravo, de Carlos Gomes
De olho na imagem
Música e memória nacional
Estudo do texto
Texto: “Meu tio”, de Jean-Claude Carrière
O gênero em foco: romance
Estudo da língua
Emprego do hífen
Produção de texto – Trecho de romance
Texto: “Viagem a Lilliput”, de Jonathan Swift
Estudo da música
A música e os temas nacionais
Criação em equipe
Narrativa de memória afetiva
UNIDADE 2 EM UM FUTURO NÃO TÃO DISTANTE
Imagem de abertura
Colagem Laboratório, de MiraRuido
De olho na imagem
Arte e ficção
Estudo do texto
Texto: “O pedestre”, de Ray Bradbury
O gênero em foco: conto de ficção científica
Estudo da língua
Revisão: sujeito, predicado (nominal e verbal), predicativo do sujeito, objetos direto e indireto
Produção de texto – Fanfic
Texto: “O guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adams
Estudo das artes visuais
O cinema de ficção científica
O artista e sua obra
Ralph McQuarrie
Outras experiências
Ruídos visuais
Criação em equipe
Filmando uma cena de ficção para o cinema
UNIDADE 3 SUSTENTABILIDADE EM PAUTA
Imagem de abertura
Instalação Pintado, de Eduardo Srur
De olho na imagem
Sustentabilidade
Estudo do texto
Infográfico A: “De olho no ciclone”
Infográfico B: “Como são produzidos os infográficos”
O gênero em foco: infográfico
Estudo da língua
Predicado verbo-nominal e predicativo do objeto
Produção de texto
Infográfico
Estudo das artes visuais
Sustentabilidade na arte
O artista e sua obra
Eduardo Srur
Outras experiências
Alexandre Orion
Chris Jordan
Criação em equipe
Por um mundo melhor
UNIDADE 4 IGUAIS PERANTE A LEI
Imagem de abertura
Cena da montagem da peça O rei da vela pelo grupo Parlapatões
De olho na imagem
Projetos de lei, a sociedade e o teatro
Estudo do texto
Texto A: “Adolescente trans tem matrícula garantida após escola recusar inscrição na PB”, do jornal O Globo da Paraíba.
Texto B: “Racismo: Izabel escutou que cabelo do filho não era ‘adequado’ para escola”, do jornal O Estado de S. Paulo
O gênero em foco: notícia
Estudo da língua
Adjunto adnominal e adjunto adverbial
Produção de texto – Ideia legislativa
Texto A: “Jovem de São José dos Campos propõe lei que leva políticos a júri popular”
Texto B: “Julgamento dos políticos por júri popular”
O gênero em foco: ideia legislativa
Estudo do teatro
O teatro como retrato de uma época
O artista e sua obra
Oswald de Andrade
Criação em equipe
Cena com temática social
UNIDADE 5 RUMO DA POESIA E DO HUMOR
Imagem de abertura
Cartum de Matt Wuerker inspirado na pintura Uma tarde de domingo na ilha da Grande Jatte, de Georges-Pierre Seurat
De olho na imagem
Releituras nas artes visuais e na literatura
Estudo do texto
Texto: “No rumo da estrela”, de Marina Colasanti
O gênero em foco: prosa poética
Estudo da língua
Regência verbal e regência nominal
Produção de texto – Paródia de poema
Texto A: “As letras”, de Fagundes Varela
Texto B: “Sentimental”, de Carlos Drummond de Andrade
O gênero em foco: paródia
Estudo das artes visuais
Releitura de obras
O humor nas charges e nos cartuns
O artista e sua obra
Ziraldo
Outras experiências
A caricatura
Criação em equipe
Ilustração de texto
UNIDADE 6 SUBJETIVIDADES
Imagem de abertura
Performance Entre saltos, do Coletivo PI
De olho na imagem
Subjetividade
Estudo do texto
Texto: “Eu sou Malala”, de Malala Yousafzai e Christina Lamb
O gênero em foco: autobiografia
Estudo da língua
Vozes verbais
Produção de texto – Autobiografia
Texto: “Sem fronteiras”, de Stephen Hawking
Estudo das artes visuais
A performance
A artista e sua obra
Priscila Rezende
Outras experiências
Otávio Donasci e as videocriaturas
Criação em equipe
Performance em sala
UNIDADE 7 REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Imagem de abertura
Pintura Tropical, de Anita Malfatti
De olho na imagem
O espaço da mulher na sociedade
Estudo do texto
Texto: “O que as mulheres fazem para driblar o machismo em games on-line?”, do site do jornal O Globo
O gênero em foco: reportagem
Produção de texto
Reportagem baseada em entrevistas
Estudo da língua
Orações coordenadas
Produção de texto – Artigo de opinião
Texto: “Violência contra a mulher: história que não anda”, de Ruth Cândida Lopes
O gênero em foco: artigo de opinião
Estudo das artes visuais
O modernismo brasileiro
A artista e sua obra
Tarsila do Amaral
Outras experiências
JR e o Projeto Mulheres são heroínas
Criação em equipe
Reportagem sobre uma artista contemporânea
UNIDADE 8 DIFERENTES PONTOS DE VISTA
Imagem de abertura
Apresentação do espetáculo Pai contra mãe, da Cia. Fusion de Danças Urbanas
De olho na imagem
Preconceito e a dança como manifesto
Estudo do texto
Texto: “Debate sobre cotas raciais”, da TVE Bahia
O gênero em foco: debate
Estudo da língua
Período composto por subordinação e orações subordinadas substantivas
Produção de texto
Debate
Estudo da dança
A Cia. Fusion de Danças Urbanas
A artista e sua obra
Laura Virgínia
Outras experiências
Carolina Maria de Jesus
Criação em equipe
Dança autoral
Referências bibliográficas
UNIDADE 1 INFLUÊNCIAS DA CULTURA AFRICANA
Imagem de abertura
Detalhe da pintura Legado egípcio, de Loïs Mailou Jones
De olho na imagem
Cultura afro-brasileira: um olhar para a arte africana
Estudo do texto
Texto: “A infinita fiadeira”, de Mia Couto
O gênero em foco: conto fantástico
Estudo da língua
Neologismo e estrangeirismo
Produção de texto – Conto fantástico
Texto: “O crocodilo I”, de Amilcar Bettega Barbosa, e outros
Estudo das artes visuais
A arte visual africana
O artista e sua obra
As obras de Ibrahim Mahama
Outras experiências
As fotografias de Omar Victor Diop
Criação em equipe
Colagem pela leitura de um conto
UNIDADE 2 A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Imagem de abertura
Detalhe da pintura Crianças se banhando no verão, de Edivaldo
De olho na imagem
Diferentes modos de contar histórias
Estudo do texto
Texto “Doutor”, de Luiz Schwarcz
O gênero em foco: conto
Estudo da língua
Revisão: morfologia e sintaxe
Produção de texto – Miniconto
Texto A: Miniconto de Leonardo Sakamoto (sem título)
Texto B: “Fim de papo”, de Antônio Carlos Secchin
O gênero em foco: miniconto
Estudo das artes visuais
Arte naïf
O artista e sua obra
Heitor dos Prazeres
Criação em equipe
De uma tela naïf a um miniconto
UNIDADE 3 O ESPAÇO DA VOZ
Imagem de abertura
Cena do espetáculo BR-3, do Teatro da Vertigem
De olho na imagem
Oralidade e teatro
Estudo do texto
Texto A: Depoimento da refugiada Vilma
Texto B: Depoimento da atriz afrodescendente Tatiana Tibúrcio
Texto C: Depoimento da atriz afrodescendente Cyda Baú
O gênero em foco: relato oral de experiência pessoal
Estudo da língua
Colocação pronominal
Produção de texto – Apresentação oral (seminário)
Texto: “Os perigos de uma história única”, de Chimamanda Adichie
O gênero em foco: apresentação oral
Estudo do teatro
O espaço teatral
Outras experiências
Participação e diversão: Jogando no quintal
Criação em equipe
Criação de uma cena com base em relatos orais
UNIDADE 4 PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Imagem de abertura
Instalação Ainda estão vivos, de Paulo Waisberg
De olho na imagem
Todos juntos por uma causa
Estudo do texto
Texto: “Carta aberta à população”, de Iadya Gama Maio
O gênero em foco: carta aberta
Estudo da língua
Complemento nominal, aposto e vocativo
Produção de texto – Carta aberta
Texto: “Carta aberta das mulheres negras de São Paulo às/aos deputadas/os da Assembleia Legislativa de São Paulo”
Estudo das artes visuais e da música
Arte e denúncia
Criação em equipe
Arte em defesa da qualidade de vida
UNIDADE 5 COTIDIANO E SOCIEDADE
Imagem de abertura
Cena do espetáculo Pontilhados, do Grupo Experimental
De olho na imagem
A arte do dia a dia
Estudo do texto
Texto: “Estátuas”, de Luis Fernando Verissimo
O gênero em foco: crônica de humor
Estudo da língua
Pronomes relativos
Produção de texto – Crônica lírica
Texto: “Recordação”, de Antonio Prata
O gênero em foco: crônica lírica
Estudo da dança
Do moderno ao contemporâneo
O artista e sua obra
Grupo Experimental
Outras experiências
Dança contemporânea e inclusão
Criação em equipe
Recordações: da crônica à dança
UNIDADE 6 INDÚSTRIA CULTURAL: CINEMA E MÚSICA
Imagem de abertura
Apresentação do Grupo Experimental de Música (GEM)
De olho na imagem
Indústria cultural e os meios de comunicação
Estudo do texto
Texto: “O palhaço”, de Selton Mello e Marcelo Vindicatto
O gênero em foco: roteiro de cinema
Estudo da língua
Orações subordinadas adjetivas
Produção de texto – Roteiro de cena
Texto: “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger
Estudo da música
Indústria cultural
Outras experiências
O videoclipe
Criação em equipe
Trilha sonora – cena de cinema
UNIDADE 7 AS APARÊNCIAS ENGANAM
Imagem de abertura
Pintura Quadro vermelho com cavalos, de Wolfgang Beltracchi
De olho na imagem
Verdadeiro ou falso?
Estudo do texto
Texto: “Só a verdade é notícia”, do site do jornal GaúchaZH
O gênero em foco: editorial
Estudo da língua
Orações subordinadas adverbiais
Produção de texto – Artigo de opinião
Texto: “Stéphanie Habrich: Preparar as crianças contra as fake news”, de Stéphanie Habrich
O gênero em foco: artigo de opinião
Estudo das artes visuais
A arte da falsificação
Arte e Ciência
Criação em equipe
Pesquisa: obras falsas versus obras autênticas
UNIDADE 8 ENVELHECIMENTO E RESPEITO
Imagem de abertura
Rita Lee e Beto Lee em show na avenida Paulista
De olho na imagem
O novo e o velho juntos
Estudo do texto
Texto: Anúncio publicitário sobre a violência contra o idoso, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
O gênero em foco: anúncio publicitário em prol de causas sociais
Estudo da língua
Emprego da vírgula e das conjunções no período composto por subordinação
Produção de texto – Post interativo de campanha publicitária
Texto A – Post
Texto B – Post
Texto C – Spot para rádio
Texto D – Vídeo
Estudo da música
O rock and roll
Outras experiências
Adoração (Altar para Roberto Carlos), de Nelson Leirner
A artista e sua obra
Rita Lee
Criação em equipe
Campanha publicitária
Coletânea
Referências bibliográficas
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Compartilhar: