Identidade em Ação | Projetos Integradores – Arte, História e Geografia
Código da Coleção: 0305P20503
Proposta pedagógica
- Estrutura fixa e sequência didática em cada projeto com desenvolvimento, sistematização, apresentação e avaliação do desempenho dos alunos.
- Produtos voltados para a arte e tecnologia contribuem como componente de inovação.
- Trabalhos em equipe para o desenvolvimento das competências socioemocionais.
- Sugestões de pesquisa de formação cultural e humanística.
- Valorização da diversidade e da pluralidade social brasileira ao abordar povos indígenas, afro-brasileiros, migrantes, entre outros.
- Temática voltada ao mercado de trabalho de forma mais filosófica e reflexiva, estimulando os alunos a pensarem em seus projetos de vida.


Conteúdo programático
6º e 7º anos
A COLEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES
O Projeto Integrador
Conhecimentos integrados
6º ano
PROJETO 1 PAISAGEM TAMBÉM É DOCUMENTO – PRODUÇÃO DE FÔLDER
Etapa 1 – No início, era a natureza
Etapa 2 – Paisagens humanas
Etapa 3 – Pela janela
Etapa 4 – O tempo da natureza e o tempo dos seres humanos
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
PROJETO 2 NO MEU TEMPO, AQUI ERA… – PRODUÇÃO DE VIDEOINSTALAÇÃO
Etapa 1 – Este lugar me é tão…
Etapa 2 – Puxando pela memória
Etapa 3 – Janelas para o passado
Etapa 4 – Aqui é a nossa casa
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
PROJETO 3 DERRUBA OU DEIXA? – ORGANIZAÇÃO DE DEBATE ABERTO
Etapa 1 – A natureza sempre foi explorada
Etapa 2 – Danos reversíveis e irreversíveis
Etapa 3 – Natureza e progresso
Etapa 4 – Formas de preservar a natureza
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
PROJETO 4 ESTE LUGAR NÃO É SÓ MEU, É NOSSO! – PRODUÇÃO DE ROTEIRO DE PEÇA TEATRAL
Etapa 1 – Encontrando, a gente se (des)entende
Etapa 2 – Separando os espaços
Etapa 3 – Territórios demarcados
Etapa 4 – Fronteiras invisíveis: cenas do cotidiano
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
7º ano
PROJETO 5 PARA CIMA E PARA BAIXO, DE UM LADO PARA OUTRO – PRODUÇÃO DE MAQUETE
Etapa 1 – Cidades de vários jeitos
Etapa 2 – A memória das cidades
Etapa 3 – Necessidades e desejos das pessoas que habitam as cidades
Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 5 – Avaliando o projeto
PROJETO 6 DE UMA MARGEM À OUTRA – ELABORAÇÃO DE INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS
Etapa 1 – Tráfico transatlântico de escravizados
Etapa 2 – Brasil na África
Etapa 3 – Desejo de reparação
Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 5 – Avaliando o projeto
PROJETO 7 O SER DA TERRA – PROMOÇÃO DE FEIRA CULTURAL
Etapa 1 – Ocupando e desocupando a terra
Etapa 2 – Diante dos portugueses, muitas opções
Etapa 3 – Espaços protegidos
Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 5 – Avaliando o projeto
PROJETO 8 IMAGINÁRIO E CULTURA: OLHARES E REPRESENTAÇÕES – PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL
Etapa 1 – Os contornos geográficos
Etapa 2 – Olhar etnocêntrico sobre os povos nativos
Etapa 3 – A natureza representada por perspectivas etnocêntricas
Etapa 4 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 5 – Avaliando o projeto
PARA CONSULTAR
BIBLIOGRAFIA
8º e 9º anos
A COLEÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES
O Projeto Integrador
Conhecimentos integrados
8º ano
PROJETO 1 PAÍS LIVRE, CIDADÃOS ATIVOS – ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA ON-LINE
Etapa 1 – A felicidade ao alcance de todos
Etapa 2 – Justiça com as próprias leis
Etapa 3 – Cidadãos são sempre iguais?
Etapa 4 – Livre e no mundo
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
PROJETO 2 MINHAS ESCOLHAS DIANTE DO QUE CONSUMO – REALIZAÇÃO DE UM DEBATE
Etapa 1 – Consumismo: quando tudo começou
Etapa 2 – Pessoas exploradas, antes e hoje
Etapa 3 – Imperialismo: governo e empresas
Etapa 4 – Quero ser um consumidor consciente
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
PROJETO 3 IMAGEM É TUDO? – PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL
Etapa 1 – Arte na tela
Etapa 2 – Mostra na tela que quero ver!
Etapa 3 – Para ver e ser visto
Etapa 4 – Deixa ver, deixa ver!?
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
Projeto 4 LIBERDADE, LIBERDADE! – PRODUÇÃO DE PERFORMANCE ARTÍSTICA
Etapa 1 – Civilizar para controlar
Etapa 2 – Liberdade para todos?
Etapa 3 – Seguindo os próprios passos
Etapa 4 – Liberdade e escolhas
Etapa 5 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 6 – Avaliando o projeto
9º ano
PROJETO 5 AFINAL, O QUE É SER BRASILEIRO? – REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Etapa 1 – Eu sou brasileiro
Etapa 2 – Origem do nome brasileiro
Etapa 3 – Observe à sua volta
Etapa 4 – Hábitos e costumes
Etapa 5 – A expressão da nacionalidade na arte
Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 7 – Avaliando o projeto
PROJETO 6 SER CIDADÃO – PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE ARTE ENGAJADA
Etapa 1 – Direitos sociais
Etapa 2 – Direitos civis e políticos
Etapa 3 – Direitos humanos
Etapa 4 – Cidadania também é feita de deveres
Etapa 5 – Ameaças à cidadania
Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 7 – Avaliando o projeto
PROJETO 7 SER MIGRANTE – PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Etapa 1 – Cruzando o país
Etapa 2 – Migrações no mundo
Etapa 3 – Fuga de cérebros e talentos
Etapa 4 – Impactos sociais das migrações
Etapa 5 – Identidades em jogo
Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 7 – Avaliando o projeto
PROJETO 8 SER JOVEM – CRIAÇÃO DE UM SITE
Etapa 1 – Na vibe da web
Etapa 2 – A saúde vem antes
Etapa 3 – Nós no meio ambiente
Etapa 4 – Curtindo a balada
Etapa 5 – De olho no trabalho
Etapa 6 – Retomando as etapas do projeto e encaminhando o produto final
Etapa 7 – Avaliando o projeto
Compartilhar: