Se liga na arte – Arte
Arthur Fuscaldo, Camila Bronizeski, Christiane Coutinho, Luiz Pimentel, Rejane Galvão Coutinho
Código da Coleção: 0029P20062
Proposta pedagógica
- Projeto gráfico funcional e atraente.
- Coleção dividida em 8 capítulos.
- Estrutura simples, com seções e subseções bem definidas e sinalizadas.
- Proposta dinâmica com temas contemporâneos.
- Incentivo à pesquisa e à autonomia dos estudantes.
- Valorização dos legados africanos e indígenas do Brasil e das produções de diversas culturas.




Conteúdo programático
Capítulo 1
Onde está a arte na vida?
Sobrevoo
Arte no cotidiano
Para pesquisar: Processos de criação Diário de bordo
Organizando as ideias
Capítulo 2
Escutando a vida
Sobrevoo
Sons da vida
Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais?
Para experimentar: Engrenagem de sons
Foco em…
Naná Vasconcelos
Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos?
Para pesquisar: O que é o som?
Foco no conhecimento
Ruído e poluição sonora
Para pesquisar: Representações de sons e ruídos
Foco na História: Novos sons na música do século XX
Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor?
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 3
O que nos move
Sobrevoo
Corpo, espaço e tempo
Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo?
Para experimentar: O que o corpo faz
Para pesquisar: Contato improvisação
Foco em…
Steve Paxton
Para pesquisar: Brincadeiras de infância
Foco na História: A dança e o sentido do movimento
Foco no conhecimento
Ações corporais e cinesfera
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 4
Improvisação: experimentando corpo e som
Sobrevoo
Diferentes modos de improvisação
Para experimentar: Vamos espiralar?
Para pesquisar: Improvisando com videogames
Para experimentar: Siga o mestre
Foco na História: Duelos de versos desde a antiguidade
Para experimentar: Improviso com poesia
Foco em…
Bobby McFerrin
Para experimentar: Improvisar conversando
Foco no conhecimento
Improvisação
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 5
Brincar de ser
Sobrevoo
Teatro: espaço de jogo e de imaginação
Para experimentar: Jogo da careta
Para experimentar: Contando uma história com objetos
Foco na História: Teatros de brinquedo
Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular
Para pesquisar: Grupos teatrais e artistas ao redor
Foco no…
Teatro de animação
Foco no conhecimento
Os jogos teatrais
Para pesquisar: Jogos teatrais
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 6
O que vejo quando me vejo
Sobrevoo
Autorrepresentações
Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos
Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato
Foco em…
Vivian Maier
Foco na História: Filme fotográfico
Para experimentar: Buscando meu reflexo em superfícies diferentes
Foco no conhecimento
Técnicas fotográficas
Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo
Processos de criação
Organizando as ideias 113
Capítulo 7
Intervenções no mundo
Sobrevoo
Intervenções no cotidiano
Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro
Para experimentar: Recriando o convite para conversar
Foco em…
Hélio Oiticica
Para pesquisar: Elementos do meu entorno
Foco em…
Flávio de Carvalho
Foco no conhecimento
Performance e programa
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 8
Arte, infância e juventude
Sobrevoo
Juventude na arte
Para experimentar: Representando os medos
Foco na História: Crianças na arte
Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão
Para experimentar: Número circense
Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap
Processos de criação
Mostra de trabalhos de arte
Organizando as ideias
Índice remissivo
Referências
Guia do CD
Capítulo 1
O lugar da arte
Sobrevoo
Arte e espaços
Foco na História: Banda de pífanos de Caruaru
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 2
Paisagem construída
Sobrevoo
A paisagem
Para experimentar: Exercitar o olhar
Para experimentar: Paisagem na janela
Foco na História: Arquitetura religiosa
Foco em…
Brasília: paisagem planejada
Para pesquisar: Capitais brasileiras
Para experimentar: Planejando uma cidade ideal
Foco no conhecimento
Desenho é linha
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 3
Como a música interage com a paisagem?
Sobrevoo
Música e paisagens: interações
Para experimentar: Fabricando um instrumento
Foco na História: Fabricação de instrumentos e ancestralidade
Para experimentar: Passeio de trem
Para pesquisar: Gênero musical baião
Foco nos…
Cantos indígenas e conhecimento
Foco no conhecimento
Timbre e densidade
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 4
Arte e natureza
Sobrevoo
A natureza como arte
Para experimentar: Projeto de Land Art
Para pesquisar: Frans Krajcberg
Foco na História: Hydraulos, o órgão hidráulico grego
Foco em…
Murray Schafer
Para pesquisar: Pesquisa sonora de uma paisagem
Foco no conhecimento
Intervenção artística
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 5
Coreografia e espaço
Sobrevoo
Em cada lugar, uma dança
Para experimentar: Criação de uma frase de movimento
Foco na História: Coreografia
Para experimentar: Espaço e som
Para pesquisar: Artistas de dança locais
Foco em…
Merce Cunningham
Foco no conhecimento
Dimensões espaciais
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 6
Espaço cênico: entre o real e o imaginário
Sobrevoo
As paisagens no teatro
Foco na História: William Shakespeare e o Globe Theatre
Para pesquisar: Coletivos teatrais e sua relação com o espaço
Foco no…
Teatro Oficina
Para experimentar: Reorganizando o espaço
Foco no conhecimento
O espaço entre a ficção e a realidade
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 7
O corpo no espaço, o espaço no corpo
Sobrevoo
O corpo nas paisagens
Foco na História: A dança-teatro
Para experimentar: Mural de retratos
Para pesquisar: Mapeando histórias
Foco em…
Pina Bausch
Foco no conhecimento
Construção da dramaturgia
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 8
Paisagens em sons e imagens
Sobrevoo
As paisagens sonhadas e concretas do cinema
Foco na História: Os primeiros anos do cinema
Para experimentar: Criação de um roteiro
Para experimentar: Escuta atenta a trilhas sonoras
Para experimentar: Criando uma animação
Processos de criação
Organizando as ideias
Índice remissivo
Referências
Referências bibliográficas
Guia do CD
Capítulo 1
A arte e o mundo imaterial
Processos de criação
Foco na História: Cultura imaterial e patrimônio
Sobrevoo
Entre o visível e o invisível
Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender
Para experimentar: Roda de sonhos
Para pesquisar: Sonhos e xamanismos
Organizando as ideias
Capítulo 2
A arte e o sagrado
Sobrevoo
O Barroco ontem e hoje
Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco
Para pesquisar: Pintura barroca
Para experimentar: Criando uma cena barroca
Foco no…
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
Foco no conhecimento
Instalação
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 3
O imaterial na música
Sobrevoo
Aspectos imateriais em práticas musicais
Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes
Para experimentar: Criação e improvisação rítmica
Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais
Foco nos…
Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental
Foco no conhecimento
Tempo em música
Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 4
Mitologias e arte
Sobrevoo
Mitologias e seus ensinamentos
Foco na História: Mito de criação
Para experimentar: Criando uma capa
Para experimentar: Criação de um mundo fantástico
Para pesquisar: Mitologia em museus
Foco na…
Mitologia e nos heróis contemporâneos
Para experimentar: Assim nascem os heróis
Foco no conhecimento
Montagem no cinema
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 5
Tradição e aprendizado
Sobrevoo
Tradição e transformação
Para experimentar: Siga o mestre (I)
Foco na História: Danças africanas e a dança moderna
Para experimentar: Siga o mestre (II)
Foco na…
Capoeira
Para pesquisar: Aprendendo com os mestres
Foco no conhecimento
O ritmo na dança
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 6
Oralidade, memória e invenção
Sobrevoo
O teatro é povoado de histórias
Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente
Para pesquisar: Histórias que nos contam
Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites
Foco em…
Sotigui Kouyaté e a palavra do griot
Foco no conhecimento
Os três tipos de histórias
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 7
Tornar-se outro: corpo e transfiguração
Sobrevoo
Mascarados, tradições, ritos e arte
Foco na História: Máscara e sociedade
Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países
Para experimentar: Criando figuras mascaradas
Foco em…
Kazuo Ohno e o butô
Foco no conhecimento
Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 8
Festas e celebrações
Sobrevoo
Encontro entre o mundo material e o imaterial
Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais
Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo
Processos de criação
Organizando as ideias
Índice remissivo
Referências
Referências bibliográficas
Guia do CD
Capítulo 1
Arte e vida coletiva
Sobrevoo
Coletividade
Para experimentar: Criando um fórum cênico em sala de aula
Foco na História Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social
Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos
Para pesquisar: Arte da América Latina
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 2
Transformações individuais, reflexos no coletivo
Sobrevoo
Transformações cotidianas
Para experimentar: Instruções
Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades
Para experimentar: O cotidiano em uma dança
Foco nas…
Experimentações do Fluxus
Foco na História: Os manifestos artísticos
Foco no conhecimento
Arte efêmera
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 3
Dançar e pensar a sociedade
Sobrevoo
No encontro também aprendemos sobre nós mesmos
Para experimentar: Um encontro por meio da dança
Para pesquisar: Passinho, a emergência de uma dança urbana brasileira
Foco na História: O início do movimento hip-hop
Foco no…
Hip-hop no Brasil
Foco no conhecimento
Estratégias para dançar em grupo
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 4
Arte que difunde ideais
Para pesquisar: Cartazes
Sobrevoo
Arte e transformação social
Para pesquisar: Artes gráficas
Foco na História: As vanguardas russas
Para experimentar: Pintura com estêncil
Foco em…
Alexander Rodchenko
Para experimentar: Experimentações do olhar
Foco no conhecimento Fanzine
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 5
Coletividades que transformam: o teatro de grupo
Sobrevoo
Coletivos em criação e intervenção na sociedade
Para experimentar: Confiar no outro
Para experimentar: Movendo-se em coro
Foco na História: O teatro experimental do negro
Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano
Foco no…
Teatro de grupo e transformação social
Foco no conhecimento
Criação coletiva e processo colaborativo
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 6
Música e vida em transformação
Sobrevoo
Músicas e contextos
Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicalia ou Panis et circencis
Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude
Para experimentar: Criando versos
Foco em…
Nina Simone
Foco no conhecimento
Estruturas musicais
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 7
Entre a indústria cultural e a transformação social
Sobrevoo
Teatro, música e coletividade
Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular
Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música
Para pesquisar: Rap e construção narrativa
Foco no…
Teatro musical
Foco no conhecimento
Elementos do teatro musical
Processos de criação
Organizando as ideias
Capítulo 8
Práticas para estar juntos
Para experimentar: Imaginar e transformar modos de estar juntos
Para experimentar: Customizar com o grafite
Para experimentar: Uma publicação teatral
Para experimentar: A letra da canção vira dança
Processos de criação
Organizando um sarau
Organizando as ideias
Índice remissivo
Referências
Referências bibliográficas
Guia do CD
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.
Material Digital
Orientações para a gestão das aulas e acompanhamento de aprendizagem.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Cada projeto propõe atividades envolvendo outros componentes curriculares para desenvolver as competências gerais da BNCC.
Compartilhar: